Pages

Subscribe:

Quem eu sou

Ensinando crianças de 0 a 4 anos

Quando olhamos para esses pequenininhos podemos até pensar : "Como é difícil ensiná-los. Será que entendem o que estou ensinado?" Mas ao contrário do que pensamos os primeiros anos de vida das crianças são uma excelente oportunidade para estabelecermos alicerces espirituais.
Então surge mais uma pergunta:"Como ensiná-los?". A resposta é simples! nessa faixa etária a criança aprende por meio de experiências, pelos sentidos e sentimentos. A melhor forma de ensiná-las é fazendo-as sentir as experiências das aprendizagens que objetivamos. E agora o que posso ensinar a crianças de 0 a 4 anos de idade? No livro "Ensinando Sobre Deus ás Crianças" ,da CPAD, podemos encontrar um ótimo roteiro e dicas fantasticas para ensinar esses pequeninos.
Podemos ensiná-los a Respeito de Deus:

  • Quem é Deus? Deus existe; Deus o ama; Jesus o ama e Deus quer cuidar de você.
  • O que Deus fez? Deus criou todas as coisas; Deus criou você; Deus nos deu a Bíblia; Jesus, o Filho de Deus, morreu por nossos pecados para que você possa estar com Deus.
Podemos ensinar a respeito do Amor, que eles podem ter um relacionamento com Deus:

  • Orando e conversando com Deus em nome de Jesus;
  • Falando regularmente com Deus;
  • escutando com regularidade histórias bíblicas sobre Deus e Jesus.
Podemos ensinar sobre como ter uma vida dedicada a Deus e que elas podem ser tudo o que Deus quer que elas sejam:
  • Deus quer que sejam boas, gentis e amorosas, exatamente como Ele e Jesus são;
  • Deus quer que vejam e pensem coisas boas;
  • Deus quer que vão a igreja;
  • Deus quer que obedeçam seus pais;
  • Deus quer que compartilhe suas coisas com os outros.

_Deus nos protege na tempestade
Atividades:





2º Trimestre 2011 - Lição 5

Deus me protege de dia


Texto Bíblico: Êxodo 13:17-22

17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito;


18 mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito.


19 Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; e vós haveis de levar daqui convosco os meus ossos.

20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.

21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna e os dois para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

22 Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.

Objetivo: Saber que Deus nos protege de qualquer perigo que nos ameace durante o dia, até mesmo do rigor do sol.



2º Trimestre 2011 - Lição 6


Texto Bíblico: 2 Reis 6:8-23.


8 Ora, o rei da Síria fazia guerra a Israel; e teve conselho com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.


9 E o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar porque os sírios estão descendo ali.

10 Pelo que o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou. Isso aconteceu não uma só vez, nem duas.

11 Turbou-se por causa disto o coração do rei da Síria que chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?

12 Respondeu um dos seus servos: Não é assim, ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.

13 E ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu envie e mande trazê-lo. E foi-lhe dito; Eis que está em Dotã.

14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade.

15 Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos?

16 Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles.

17 E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.

18 Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu.

19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samária.

20 E sucedeu que, chegando eles a Samária, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samária.

21 Quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?

22 Respondeu ele: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.

23 Preparou-lhes, pois, um grande banquete; e eles comeram e beberam; então ele os despediu, e foram para seu senhor. E as tropas dos sírios desistiram de invadir a terra de Israel.

Objetivo: Aprenda que Deus nos Guarda de todo perigo.


Palavra- Chave: CASA



2º Trimestre 2011 - Lição 7

Texto Bíblico:1 Samuel 1:20-28.

20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
21 Subiu, pois aquele homem, Elcana, com toda a sua casa, para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e cumprir o seu voto.
22 Ana, porém, não subiu, pois disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então e levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
23 E Elcana, seu marido, lhe disse: faze o que bem te parecer; fica até que o desmames; tão-somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e amamentou seu filho, até que o desmamou.
24 Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.
25 Então degolaram o touro, e trouxeram o menino a Eli;
26 e disse ela: Ah, meu Senhor! tão certamente como vive a tua alma, meu Senhor, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor.
27 Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz.
28 Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor.

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus protege mesmo enquanto brinca, seja em casa, ou na creche.

Palavra-chave:  Brincar


Versículo: "Tú és o meu refúgio e proteção."
                                             Salmos:59.16b

Para Refletir...

Quando todas as portas se fecham é porque
Deus quer abrir uma porta maior..
Quando todos nos viram as costas,é porque
Deus quer mostrar que fiel é ele só...
Quando pensamos que estamos em um verdadeiro deserto
é porque Deus quer se revelar...
Quando passamos por várias dificuldades
é porque Deus quer algo nos ensinar...
Quando o impossível se apresenta,
é porque é a hora do nosso Deus operar...
Quando você pensa que está só e que Deus te esqueceu,
você recebe um scrap como esse e Deus te diz:-
Não te esqueci, nem te abandonei,
estou te moldando para minha glória e louvor
e farei na tua vida uma obra que deixará
todos pasmos glorificando o meu nome
e dizendo que só o teu DEUS é o Senhor...

Adorem ao

Obrigado pela visita